Visita do Desembargador Presidente Raduan Miguel Filho

• Data: 05-04-2024

Nesta última quinta-feira (04/04) a Prefeitura Municipal de Urupá, recebeu a visita do Desembargador Presidente Raduan Miguel Filho, Juiz Secretário Geral Rinaldo Forti Silva e o assessor do Desembargador Presidente Humberto Silva Villela. Uma nova proposta para a parceria, que visa construir um fórum em Urupá – RO. Foi apresentada a necessidade de ser implantado o Fórum na cidade para atender a demanda do Judiciário local, facilitando a vida da população que tem que se deslocar para cidades vizinhas para questões judiciais.

Um fórum é uma instituição jurídica fundamental em um município e desempenha um papel crucial no sistema de justiça. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais um fórum é importante em um município:

1. Acesso à justiça: O fórum oferece um local onde os cidadãos podem buscar justiça e resolver disputas legais.
  2. Administração da justiça: O fórum é responsável por administrar a justiça e garantir que as leis sejam aplicadas de forma justa e imparcial.
  3. Resolução de conflitos: O fórum oferece mecanismos para a resolução pacífica de conflitos. Por meio de audiências, conciliações e mediações, o fórum busca encontrar soluções amigáveis e consensuais para as disputas, evitando a necessidade de um julgamento formal.
  4. Proteção aos direitos individuais: O fórum desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos individuais dos cidadãos.
  5. Aplicação da lei: O fórum desempenha um papel essencial na aplicação da lei e no combate à criminalidade.
  6. Segurança jurídica: A existência de um fórum em um município contribui para a segurança jurídica da comunidade.
  7. Fortalecimento da democracia: O fórum é um dos pilares da democracia, garantindo o Estado de Direito e a proteção dos direitos individuais.
  8. Desenvolvimento social e econômico: Um fórum eficiente e eficaz contribui para o desenvolvimento social e econômico de um município.

Em resumo, um fórum desempenha um papel essencial na administração da justiça, proteção dos direitos individuais, resolução de conflitos e fortalecimento da democracia em um município. Sua presença é fundamental para garantir um sistema legal justo, equitativo e acessível a todos os cidadãos.

O prefeito Celio Lang se disponibilizou a fazer tudo o que estiver ao alcance da prefeitura para viabilizar esta parceria, inclusive com o local onde será instalado o Fórum.