Feira do Produtor Rural

• Data: 09-02-2024

Fomentar a feira do produtor rural é uma iniciativa valiosa para promover o desenvolvimento econômico local, fortalecer a agricultura familiar e proporcionar benefícios tanto para os agricultores quanto para os consumidores. A feira do produtor rural é um espaço onde produtores locais têm a oportunidade de vender seus produtos diretamente aos consumidores, eliminando intermediários e estabelecendo uma relação mais próxima e transparente.

Pensando nisso a prefeitura municipal iniciou as obras de reforma do galpão, e breve estará disponível um novo ambiente, pois é fundamental garantir uma infraestrutura adequada para a realização da feira, como barracas, mesas, bancos, sistemas de água e energia elétrica. Além disso, é importante disponibilizar espaços confortáveis e seguros para os produtores exporem seus produtos e para os consumidores circularem.

Oferecer capacitação e assistência técnica aos produtores é fundamental para melhorar a qualidade dos produtos, aprimorar as técnicas de cultivo e incentivar a diversificação da produção. Isso pode ser feito graças à prefeitura juntamente com o SENAR, por meio de workshops, palestras, cursos e consultorias especializadas, a Agente de Negócios, Debora Regina e Babiane Cordeiro, Tecnica de Campo, vieram trazer a nossos agricultores essa oportunidade por meio de parceria com a prefeitura, visando o aprimoramento dos agricultores e a oferta de alimentos de qualidade aos consumidores.

E não para por aqui, essa parceria ainda irá se expandir brevemente para a exportação de produtos alimentícios dos nossos produtores para municípios vizinhos através de caminhões de câmera fria, fornecido pela prefeitura para transporte com qualidade e segurança.

Ao fomentar a feira do produtor rural, os benefícios vão além do fortalecimento da agricultura familiar. A feira pode contribuir para a segurança alimentar, o estímulo à economia local, a preservação do meio ambiente, a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a valorização da identidade cultural da região. Portanto, investir no desenvolvimento e na promoção da feira do produtor rural é uma estratégia valiosa para impulsionar a sustentabilidade e o bem-estar em comunidades rurais e urbanas.