gabinete@urupa.ro.gov.br | (69) 3413-2218
Em Urupá, o “Programa Mais Pecuária Brasil” já é uma realidade.

Em Urupá, o “Programa Mais Pecuária Brasil” já é uma realidade.

  • Data: 22-01-2024

O Programa é um projeto do Governo Federal desde 2022, o mesmo consiste em proporcionar o melhoramento genético de bovinos, o que resulta em qualidade do rebanho, melhor produtividade e renda, beneficiando os produtores familiares e pequenos agricultores na atividade agropecuária local.

No último dia 08 de janeiro, iniciou-se a primeira etapa, cujo objetivo foi a execução da inseminação artificial nos animais e contou com a atuação direta dos servidores da secretaria, entre eles, o próprio médico veterinário Regimar, o técnico agricola Wanderson Soares, e o técnico contratado da CONAFER (CONFEDERACAO NACIONAL DOS AGRICULTORES E EMPREENDORES RURAIS DO BRASIL) o médico veterinário Humberto Ribeiro.

 Na oportunidade, foram visitados 7 produtores e iniciado o protocolo em 86 vacas, o que foi considerado um início “satisfatório e positivo”.

É importante salientar que o técnico veterinário é quem realiza os procedimentos, bem como o exame de ultrassom e a realização de toque genital nas vacas, possibilitando fazer uma identificação reprodutiva acurada nos animais.

Para participar o produtor precisa se cadastrar e terá acesso ao programa de forma “totalmente gratuita”, cabendo apenas o enquadramento nas exigências mínimas para poderem participar. Informa-se ainda que os animais devam apresentar boa sanidade e estarem em dia com as vacinações, além da propriedade possuir uma estrutura mínima e instalações adequadas para realizarem-se os procedimentos.

O próximo passo é incluir mais produtores e realizar novos ciclos de inseminação. Os pequenos produtores são prioridades no atendimento do programa.