gabinete@urupa.ro.gov.br | (69) 3413-2218
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu premiação para reforçar a rede de armazenamento e conservação de vacinas.

• Data: 03-07-2024

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), criou em 2022 um programa de premiação aos municípios que atingissem as metas de vacinação contra poliomielite, pentavalente, tríplice viral e pneumocócica. E Urupá, graças a soma de esforços entre a equipe de vacina e a gestão tiveram essa meta alcançada.

A Secretaria Municipal de Saúde foi contemplada com uma câmara de conservação, um grande passo para reforçar a (Rede de Frio), nome dado a estrutura de conservação de vacinas em câmaras específicas que garantem o monitoramento e a temperatura média ideal, entre 2 e 8 graus para sua correta conservação.

A câmara recebida usa tecnologias que permitem sistemas de monitoramento muito eficazes, as vacinas não devem sofrer alterações durante toda a cadeia do frio, a conservação de vacinas é algo fundamental para garantir a eficácia dos imunizantes, responsáveis por prevenir e controlar diversos tipos de doenças que já existem e continuam surgindo em todo o mundo, por isso as câmaras de conservação são importantes, para manter o armazenamento seguro.

“Urupá está fazendo dessas campanhas uma rotina de trabalho permanente, unindo esforços para manutenção dos índices de vacina e melhorar a prevenção de saúde dos munícipes através dos imunobiológicos, afirma (Kleber Guimarães Damasceno - Coordenador de Epidemiologia e Imunização), estamos trabalhando muito para que isso aconteça.